Escolha uma Página

Calorias: O Que São e Porque Você Precisa Delas

 

Calorias são coisas das quais falamos o tempo todo, mas o que exatamente são elas?

Calorias – estamos sempre falando nelas. Nós comemos e as contamos. Nós queimamos e as equilibramos. Nós tomamos conta e cortamos elas, e quando comemos calorias demais, nós as culpamos por nos engordar. Por toda a atenção que damos às calorias, você pensaria que temos uma boa ideia do que são. Mas a verdade é que a maioria das pessoas encontram dificuldade para explicar o que são.

O que são calorias… e o que elas não são

Muitas pessoas pensam em calorias como “coisas” em sua comida que – se você as come demais – vão te engordar. Comer mais calorias do que você precisa vai provavelmente causar ganho de peso – essa parte é certamente verdade. Mas calorias não são “coisas” que você pode ver ou tocar. Você não pode tirar da comida ou selecioná-las no prato. E – amando ou odiando – são coisas que você simplesmente não pode viver sem.

Uma caloria é simplesmente uma unidade de energia – é uma medição, assim como centímetros ou graus ou quilogramas. Em termos técnicos, uma caloria (ou, mais especificamente – quando falamos de calorias em comida – quilocaloria) é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de um quilograma de água em um grau Celsius. Então, o que isso tem a ver com as calorias no seu prato?

Calorias são simplesmente uma medida de energia nas comidas que você come. Seu corpo não usa energia para aumentar a temperatura da água, mas você precisa de energia (medida em calorias) para alimentar todas as suas funções – seus processos metabólicos básicos, assim como todas as atividades que você pratica ao longo do dia. Mas para o seu corpo ter acesso a essa energia, ele precisa separá-la da comida que você come.

Dar energia ao corpo é frequentemente comparado com dar energia ao seu carro. Quando você põe combustível no sue tanque, há energia (que, aliás, também pode ser medida em calorias!) na gasolina. Mas apenas ter combustível no tanque não é suficiente para fazer o carro se mover. Para isso acontecer, o combustível deve sofrer a ignição no motor, que libera energia da gasolina – energia que pode ser usada para mover o carro.

Essas calorias são absolutamente necessárias à vida. Sua taxa metabólica quando você está parado (o número de calorias que seu corpo usa todos os dias para a maior parte dos processos metabólicos que o mantém vivo) é responsável por 75 por cento das calorias que seu corpo usa todos os dias. O restante que você queima durante o dia é usado para alimentar seus músculos enquanto você se move ao longo do dia e faz exercícios, e uma parte bem pequena disso é usada para digerir e processar comida.

produtos da herbalife para emagrecer

Como calcular calorias em um alimento

Então quais são as fontes de calorias nas comidas? Os três maiores macronutrientes – proteínas, gordura e carboidratos – são responsáveis pela maior parte das calorias que comemos. Eis como isso acontece. Uma grama de proteína tem 4 calorias de energia; uma grama de carboidrato também tem 4 calorias de energia. Gordura é uma fonte de energia mais concentrada – cada grama contém 9 calorias de energia.

Há outra fonte de caloria que é considerada separadamente – e é o álcool. Isso porque uma grama pura de álcool tem 7 calorias, quase tão denso em calorias quanto gordura.

Esses valores – 4 calorias por grama de proteína ou carboidrato, 9 calorias por grama de gordura, e 7 calorias por grama de álcool – são usadas para determinar a contagem de calorias nas comidas, deixe-me te mostrar um simples exemplo.

Se você fosse ler a informação nutricional em batatas chips, você diria que chips têm 7 gramas de gordura, 17 gramas de carboidrato, e 2 gramas de proteína, e 140 calorias.

Como gordura tem 9 calorias por grama, as 7 calorias da gordura contribuem com 63 calorias totais; como carboidrato tem 4 calorias por grama, as 17 calorias de carboidrato somam mais 68 calorias; e as 2 gramas de proteína somam somente 8 calorias. Ao somar todas as calorias (63, 68 e 8) o resultado é 139 calorias (informações nutricionais podem ter valores arredondados)

A maior parte das comidas contém calorias de mais de uma fonte – com exceção de comidas como óleo (só gordura) ou açúcar (só carboidratos). Você pode considerar massas como sendo carboidratos – e, mesmo sendo verdade que a maior parte de suas calorias vêm de carboidratos, massa também tem alguma proteína e até pouca quantidade de gordura. As calorias nas sementes vêm muito de gordura, mas sementes também têm alguma proteína e carboidratos contribuem também. Salmão tem calorias primariamente de proteínas, mas há também calorias da gordura natural que ele contém.

Outra coisa para ter em mente – algumas coisas na sua comida não tem calorias, como água ou fibra. Água e fibra acrescentam volume à sua comida sem adicionar calorias. É por isso que comidas que têm alto teor de fibras e água (como frutas e vegetais) têm muito menos calorias que comidas contendo pouca água ou fibra (como cream crackers salgados ou pretzels)

Pedidos de Orçamento Herbalife

14 + 7 =

Artigos Relacionados

Livro Online Grátis Ensina 5 Regras Para Emagrecer Com Saúde Em 60 Dias

Detesto Spam!!!

Pin It on Pinterest

Share This